segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Início das atividades dia 16

Nós do grupo EJA - Matutino - 2009 tivemos uma apresentação inicial tranquila, na sala 3. Os educadores sentaram-se junto aos educandos e criou-se um clima de cordialidade inicial.

Bira, nosso Coordenador deste ano, apresentou o curso EJA e suas formas de avaliações. Em seguida ouvimos uma música do Gabriel, o Pensador que tinha como objetivo diferenciar o nosso sistema dos sistemas convencionais de ensino fundamental. A sala lotada: e todos concentrados ;).

A música também ajudou os educadores nas suas falas, servindo de base e análise, quando de nossa apresentação. Porém, a apresentação esteve aberta a todos em que educadores e educandos se intercalaram dizendo os propósitos e objetivos de estarem no EJA. Alguns educandos mesmo envergonhados se apresentou ao grande grupo e tivemos um depoimento sincero de uma educanda vindo do segmento I e que nos disse que tinha sido uma das suas maiores felicidades ter visto seu nome certificado e passado para o segmento II.

O bacana da sala 3 é que estivemos o tempo inteiro nivelados espacialmente, tanto educadores quanto educandos.

Por fim, falou-se sobre nosso Pacto de Convivência, do funcionamento de horários, sobre a localização do EJA dentro do prédio em que estamos instalados e indicamos a todos os educandos suas respectivas turmas.

Em tempo, já estávamos no momento do intervalo e cada grupo, após o intervalo, já estava sabendo para que sala se direcionar.

Após o intervalo...
Eu, Christiano, das Artes e a Juliana, da Matemática, demos continuidade às apresentações entre os educandos, para que a turma se conhecesse melhor, também nós nos aprofundamos em nossas apresentações e expectativas. Tínhamos preparado, no planejamento do núcleo, três questões: o nome, a idade e o que nos trouxe ao EJA. Essas questões foram respondidas por toda a turma 4.

Iniciamos a atividade de personalização dos diários e uma dinâmica de construção de identidade daquela turma específica. Em cartolinas brancas, em grupos de 4 a 6, foi pedido aos alunos que escolhessem a(s) cor(es) que mais gostassem para colocar seu nome ali seu nome e um adjetivo de si mesmo junto com o seu número predileto.

Alguns educandos também desenharam no seu pedaço.

Finalizada a atividade, todos os cartazes foram vistos por todos os colegas: ali indicamos algumas diferenças de gosto e de estilo, os educandos puderem observar como se colocam ou se posicionam também em um grande espaço em branco (a cartolina). Houve um cartaz que um colega, por exemplo, se posicionou no centro ;)
Por fim, lançamos um desafio: como fixar os cartazes (na parede?) de forma que nenhum colega tenha seu nome de "cabeça para baixo" ?

Espero contribuir sempre aqui.
Professor Christiano

7 comentários:

  1. ADOREI A POSTAGEM CHRIS.... é muito bom contar com profissionais que se comprometem com o trabalho e que colocam em prática a teoria tão bem falada por todos. PARABÉNS QUERIDO!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi. Valeu gente. Até uma próxima. Um abraço, José Manoel

    ResponderExcluir
  3. ESTOU GOSTANDO DA EJA, PARA MIM É MUITO IMPORTANTE O QUE JÁ APRENDI AQUI DESDE 2008. AGRADEÇO A OPORTUNIDADE QUE ME DERAM. ESPERO QUE ESTE ANO EU FAÇA POR MERECER. GOSTEI DAS PALAVRAS DO PROFESSOR CHRISTIANO.

    TEREZINHA C. A. CAMARGO - 51 ANOS
    TURMA DE ALFABETIZAÇÃO MATUTINO

    ResponderExcluir
  4. eu Jessica Teixeira queria que vocês ajudassem a aprender melhor. gostei, parabens. beijo, alegria .

    Jessica - 15 anos
    turma de alfa matutino

    ResponderExcluir
  5. foi bom o colégio.
    ORLANDO - 23 ANOS
    ALFA MATUTINO

    ResponderExcluir
  6. foi muito bom fiquei insegura mais agora

    já estou melhor.

    MARIA DA GLORIA RAMOS - 33 ANOS
    ALFA MANHÃ

    ResponderExcluir
  7. eu maria gloria sliveira gostei muinto do seu comentario ´pois pode nos ajudar nos aprender a entemder e melhorar a lermos e escrever. obrigado


    Maria da Gloria Silveira - 52 anos
    turma de alfa

    ResponderExcluir

Comentem esta postagem!!!