quarta-feira, 14 de maio de 2008

VISITA AO MUSEU








Hoje, dia 14 de maio os alunos do Núcleo do Centro Matutino fizeram uma visita ao Museu de Arte de Santa Catarina



Os alunos juntamente com seus professores puderam ver o quadro "Primeira Missa no Brasil – O Renascimento de uma pintura” pintado por Victor Meirelles.

A obra encontra-se inserida no projeto de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por técnicos do Museu Nacional de Belas Artes/IPHAN/MINC e focaliza, principalmente, o processo de restauração da tela. A obra foi totalmente recuperada estruturalmente, em minucioso trabalho de restauração realizado em 2006, patrocinada pelo BNDES e Ministério da Cultura, nos Laboratórios do Museu Nacional de Belas Artes, como também, uma cuidadosa analise cientifica da obra foi feita, através de metodologia desenvolvida por pesquisadores da COPPE/UFRJ, do Rio de Janeiro.





Além desta obra os alunos puderam presenciar obras do artista plástico Gilberto Chateaubriand:




"Depois de ser exibida em São Paulo, Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro, chega a Florianópolis a exposição Um Século de Arte Brasileira – coleção Gilberto Chateaubriand. A mostra, promovida pela Fundação Catarinense de Cultura e pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, apresenta uma das mais importantes coleções privadas de arte do país, e vai estar aberta ao público a partir de 09 de maio, no MASC – Museu de Arte de Santa Catarina.
Cerca de 170 obras que compõem a coleção proporcionam um panorama das artes plásticas no país, apresentando artistas brasileiros e seus trabalhos em quatro núcleos históricos: do Modernismo das primeiras décadas do século 20, passando pelos movimentos Construtivista e Abstracionista, até chegar ao Experimentalismo e seus desdobramentos na década de 90.
Um dos destaques da exposição é a obra Urutu, de Tarsila do Amaral. A primeira obra adquirida pelo colecionador, Paisagem de Itapuã, do artista José Pancetti, também está na mostra. Dentre os artistas catarinenses que compõem a coleção, fazem parte da exposição obras de Ivens Machado, Ana Vitória Mussi e Paulo Greuel."
(site do Museu da Arte de Santa Catarina)

A arte também deverá sempre fazer parte de nossas vidas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem esta postagem!!!