sábado, 24 de maio de 2008

PROJETO ALFA: HABILIDADES DIGITAIS E COGNITIVAS

No dia 16 de maio iniciamos o projeto
"HABILIDADES
DIGITAIS E COGNITIVAS"
com a turma de Alfabetização.


Este projeto tem como objetivo principal trabalhar habilidades necessárias para a utilização do computador no processo de Alfabetização dos alunos.



O projeto iniciou da seguinte forma:

Na sala de aula:

o professor trabalha atividades de ortografia, gramática, produção textual e outras para desenvolver os diferentes níveis de alfabetização que se encontram os alunos da turma. No mesmo ambiente o professor conversa com os alunos sobre a ida da turma à Sala Informatizada e sobre os objetivos das atividades que desenvolverão neste ambiente.

Conceitos e conteúdos trabalhados:

alguns conteúdos já trabalhados na Sala Informatizada: por que utilizar a Sala Informatizada (instrumento de auxílio na construção dos saberes, Inclusão social), medo de utilizar a tecnologia, conceito de mídias;

Conhecimento dos grafemas, fonemas, leitura e escrita no contexto de letramento, formação de sílabas, palavras e pequenos textos.

Na Sala Informatizada

Conversaremos com os alunos sobre as regras de utilização da sala, a responsabilidade sobre o uso dos equipamentos, e o medo que algumas pessoas tem com a tecnologia.

Jogos audiovisuais, sonoros, interativos para revisão dos conceitos apreendidos em sala de aula diariamente: conhecimento dos grafemas, fonemas, leitura e escrita no contexto de letramento, formação de sílabas e palavras. Em grupos, de acordo com os níveis, farão atividades de acordo com cada nível: jogo da memória (relação imagem e palavra, cruzadinhas), completar e construir textos e etc.

Digitação no word de textos para fixação da formação de frases e de textos ;

Diálogo sobre dúvidas, medos e sugestões sobre a sala.

Recursos utilizados:

Equipamentos existentes na sala informatizada, programas: Word, Internet Explorer e Mozilla Firefox. Sites de jogos: www.estadinho.com.br, www.uol.com.br, www.usinadejogos.com.br.

Os alunos adoraram a aula de sexta estão a cada dia mais interados com os equipamentos tecnológicos.
Parabéns pessoal..continuam com essa vontade...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem esta postagem!!!