sábado, 24 de maio de 2008

PROJETO ALFA: HABILIDADES DIGITAIS E COGNITIVAS

No dia 16 de maio iniciamos o projeto
"HABILIDADES
DIGITAIS E COGNITIVAS"
com a turma de Alfabetização.


Este projeto tem como objetivo principal trabalhar habilidades necessárias para a utilização do computador no processo de Alfabetização dos alunos.



O projeto iniciou da seguinte forma:

Na sala de aula:

o professor trabalha atividades de ortografia, gramática, produção textual e outras para desenvolver os diferentes níveis de alfabetização que se encontram os alunos da turma. No mesmo ambiente o professor conversa com os alunos sobre a ida da turma à Sala Informatizada e sobre os objetivos das atividades que desenvolverão neste ambiente.

Conceitos e conteúdos trabalhados:

alguns conteúdos já trabalhados na Sala Informatizada: por que utilizar a Sala Informatizada (instrumento de auxílio na construção dos saberes, Inclusão social), medo de utilizar a tecnologia, conceito de mídias;

Conhecimento dos grafemas, fonemas, leitura e escrita no contexto de letramento, formação de sílabas, palavras e pequenos textos.

Na Sala Informatizada

Conversaremos com os alunos sobre as regras de utilização da sala, a responsabilidade sobre o uso dos equipamentos, e o medo que algumas pessoas tem com a tecnologia.

Jogos audiovisuais, sonoros, interativos para revisão dos conceitos apreendidos em sala de aula diariamente: conhecimento dos grafemas, fonemas, leitura e escrita no contexto de letramento, formação de sílabas e palavras. Em grupos, de acordo com os níveis, farão atividades de acordo com cada nível: jogo da memória (relação imagem e palavra, cruzadinhas), completar e construir textos e etc.

Digitação no word de textos para fixação da formação de frases e de textos ;

Diálogo sobre dúvidas, medos e sugestões sobre a sala.

Recursos utilizados:

Equipamentos existentes na sala informatizada, programas: Word, Internet Explorer e Mozilla Firefox. Sites de jogos: www.estadinho.com.br, www.uol.com.br, www.usinadejogos.com.br.

Os alunos adoraram a aula de sexta estão a cada dia mais interados com os equipamentos tecnológicos.
Parabéns pessoal..continuam com essa vontade...


quarta-feira, 21 de maio de 2008

...E MAIS SOCIALIZAÇÕES...

Nesta semana tivemos a socialização de mais uma problemática, sendo que esta foi apresentada na turma de Alfabetização para termos maior integração entre as turmas e os alunos da Alfa conhecerem os trabalhos realizados nas outras turmas.

PROBLEMÁTICA

O QUE É E COMO SURGIU O RACISMO?





Os alunos da turma de Alfa adoraram a apresentação do grupo pois se sentiram seguros em perguntar e dar seus depoimentos pessoais.
O grupo da problemática achou bastante interessante socializar na turma de alfa, pois sentiram-se acolhidos e muito a vontade em apresentar e debater com os alunos. Colocaram que os próximos trabalhos querem socializar com esta ruam novamente.

Parabéns ao grupo por conseguirem fazer novos contatos e demonstrarem tanto conhecimento sobre o tema!!!
E parabéns também a turma de Alfa que aceitou tão bem o grupo, e adora aprender com seus colegas do segundo segmento respeidando-os e cativando-os.

sábado, 17 de maio de 2008

SOCIALIZAÇÕES...continuação

As socializações dos grupos continuaram esta semana:

PROBLEMÁTICAS:

Quais as conseqüências do LSD e do Ecstasy no corpo humano?

O que podemos fazer para diminuir as mortes de trânsito no Brasil?

Pagode e Axé são ritmos diferentes?



OFICINA: PRIMEIRA MISSA NO BRASIL

Na última semana depois da visita ao Museu de Artes da Santa Catarina, os alunos da turma de Alfabetização participaram da Oficina de Artes com o professor Mário. Nesta oficina eles puderam compreender toda a parte histórica sobre o tema e como o autor descreveu em sua obra a Primeira Missa do Brasil.

Os alunos puderam fazer a sua releitura do quadro.Neste momento percebemos que alguns alunos tem muita habilidade com as Artes Plásticas e alguns trabalhos se destacaram.
EJA TAMBÉM É CULTURA E ARTE!!!

OFICINA DE INGLÊS NA TURMA ALFA

Na semana que passou a turma de Alfabetização participou da Oficina de Língua Inglesa.
A professora Raquelen trabalhou cores, quantidades e números, algumas frases.
Os alunos adoraram, foi gostoso de ver os empenho deles e as primeiras palavras em Inglês.
Parabéns pessoal, a cada dia temos mais orgulho de vocês!!!



quarta-feira, 14 de maio de 2008

VISITA AO MUSEU








Hoje, dia 14 de maio os alunos do Núcleo do Centro Matutino fizeram uma visita ao Museu de Arte de Santa Catarina



Os alunos juntamente com seus professores puderam ver o quadro "Primeira Missa no Brasil – O Renascimento de uma pintura” pintado por Victor Meirelles.

A obra encontra-se inserida no projeto de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por técnicos do Museu Nacional de Belas Artes/IPHAN/MINC e focaliza, principalmente, o processo de restauração da tela. A obra foi totalmente recuperada estruturalmente, em minucioso trabalho de restauração realizado em 2006, patrocinada pelo BNDES e Ministério da Cultura, nos Laboratórios do Museu Nacional de Belas Artes, como também, uma cuidadosa analise cientifica da obra foi feita, através de metodologia desenvolvida por pesquisadores da COPPE/UFRJ, do Rio de Janeiro.





Além desta obra os alunos puderam presenciar obras do artista plástico Gilberto Chateaubriand:




"Depois de ser exibida em São Paulo, Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro, chega a Florianópolis a exposição Um Século de Arte Brasileira – coleção Gilberto Chateaubriand. A mostra, promovida pela Fundação Catarinense de Cultura e pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, apresenta uma das mais importantes coleções privadas de arte do país, e vai estar aberta ao público a partir de 09 de maio, no MASC – Museu de Arte de Santa Catarina.
Cerca de 170 obras que compõem a coleção proporcionam um panorama das artes plásticas no país, apresentando artistas brasileiros e seus trabalhos em quatro núcleos históricos: do Modernismo das primeiras décadas do século 20, passando pelos movimentos Construtivista e Abstracionista, até chegar ao Experimentalismo e seus desdobramentos na década de 90.
Um dos destaques da exposição é a obra Urutu, de Tarsila do Amaral. A primeira obra adquirida pelo colecionador, Paisagem de Itapuã, do artista José Pancetti, também está na mostra. Dentre os artistas catarinenses que compõem a coleção, fazem parte da exposição obras de Ivens Machado, Ana Vitória Mussi e Paulo Greuel."
(site do Museu da Arte de Santa Catarina)

A arte também deverá sempre fazer parte de nossas vidas!!!

terça-feira, 13 de maio de 2008

DICA INTERESSANTE


Como a nossa proposta de trabalho é com pesquisa a Professora de Espanhol Raquelen sugeriu um site esta semana onde tem muitas coisas interessantes e pode ser bem útil para nossas pesquisas:

http://guiadoscuriosos.ig.com.br/

Dê uma olhadinha nele lá você encontra muitas informações sobre diversas curiosidades. ACESSE...

segunda-feira, 5 de maio de 2008

e as SOCIALIZAÇÕES CONTINUAM...

HOJE DIA 5 DE MAIO CONTINUAMOS AS SOCIALIZAÇÕES DOS GRUPOS.





PROBLEMÁTICAS:




Qual o papel do BOPE na nossa sociedade?

Gabriel, Maicon A., Douglas





Este grupo fez uma apresentação com slides no auditório. No final aconteceu um debate bastante interessante envolvendo os alunos e professores...






Por que acontecem ataques dos pit bulls?


Patrick




O aluno fez uma bela apresentação, conseguiu expor muito bem tudo o que foi pesquisado e entendido por ele. No final alguns alunos tiveram dúvidas que foram esclarecidas pelo apresentador da problemática.






Como funciona o EJA centro de Florianópolis?


Ramon


O aluno apresentou um vídeo no qual mostrou toda a estrutura do eja centro matutino, os alunos e os professores. Falou sobre sua problemática e todas as perguntas que a norteavam. Os alunos gostaram de se ver no vídeo e acharam a forma de apresentação bem interessante.

PARABÉNS QUERIDOS...

...A CADA DIA PERCEBEMOS A EVOLUÇÃO DE VOCÊS.



























SOCIALIZAÇÕES

As socializações do primeiro ciclo de pesquisa do Núcleo Centro matutino já começaram!!!

As primeiras socializações aconteceram na última quarta feira dia 30 de abril.

As pesquisas apresentadas na quarta-feira foram:



Qual a influência do esporte na saúde?
Cláudio, Diego, Jéssica e Felipe






Como se adquire o Câncer de Mama?
Matheus, João Paulo, Valmir e Lennon




O que causa a depressão pós-parto?
Valmor, Tais, Camila


As apresentações foram muito boas, os alunos se prepararam bem e conseguiram explicar para seus colegas tudo o que foi pesquisado. No final de cada apresentação o tema é aberto para debate, e neste dia os alunos fizeram várias perguntas e puderam colocar as suas opniões sobre os temas.
PARABÉNS PESSOAL!!!
É DESTA FORMA QUE CONSTRUIMOS O CONHECIMENTO E QUE PODEMOS TRAZER INFORMAÇÕES IMPORTANTÍSSIMAS AOS NOSSOS COLEGAS.